sexta-feira, 30 de julho de 2010

E o Prêmio "Mão na Cara" do mês de Julho vai para...


HUGO CHÁVEZ!

O símbolo maior do comunismo de buteco é "hors concour", mas mais do que nunca merece o prêmio. Com os indícios de estar abrigando integrantes das FARC na Venezuela e ainda querer uma comissão formada por Lula, Evo Morales, Rafael Correa e Cia para propor um acordo, ele extrapola os limites da cara de pau. Como diria Bolsonaro: "Sete traficantes para julgar o Beira-Mar, ele vai ser absolvido", e "Los Mierdas" para julgar o Chávez, ele também vai ser absolvido.

Hugo Chávez, a mão na sua cara!


Los Mierdas, nova banda latino americana:


Acha que estou exagerando? Então preste atenção no discurso do Cháves. Ainda assim é simpatizante? A mão feroz na sua cara, e na do Hugo também.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Todo mundo aderindo...

Pessoal, o blog está fazendo moda, incrível! O mais novo adepto do espírito é nosso ex-presidente, Fernando Collor. Abaixo segue um trecho da notícia:

"FERNANDO COLLOR XINGA JORNALISTA DA ISTOÉ E DIZ QUE VAI "METER A MÃO NA SUA CARA"

O senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ligou para a redação da sucursal de Brasília (DF) da revista IstoÉ, na tarde desta quinta-feira (29), e ameaçou esbofetear o jornalista Hugo Marques por conta de uma nota na edição de 21 de julho sobre o pedido de impugnação da candidatura do político alagoano.

"Quando eu lhe encontrar, vai ser para enfiar a mão na sua cara, seu f**** da p***", vociferou Fernando Collor após explicar ao repórter o motivo de sua ligação."

(Portal Uol, Link)
Os devidos méritos ao meu amigo italiano, comunista de buteco, mas seguidor fiel do blog. Foi ele quem me passou a notícia.

Não gostou? Vou chamar o Collor pra você! A mão na sua cara.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

The Political Compass/Politicômetro

Certa vez um amigo me mandou um teste para ver onde eu me encaixaria numa divisão político-econômica da sociedade. O teste é de uma ONG, que eu sinceramente não tive paciência de analisar para ver se é séria ou não, simplesmente confiei na minha fonte. O teste é um pouco longo e cobre vários aspectos de nossas vidas. E pelo fato de a organização ser estrangeira, há muitos pontos que se aplicam mais à Europa/EUA do que a nós. De qualquer maneira é um bom teste, forçando um pouco, nós faz refletir sobre alguns pontos. O link para acessá-lo é este: http://www.politicalcompass.org/test

O resultado é dado em forma de gráfico, e eles dão exemplos de onde personalidades mundiais se enquadrariam. De acordo com os testes que eu fiz (sabatinei o teste) me parece que o gráfico está ajustado . Isso significa que se você está na esquerda, você realmente é de esquerda. E por aí vai. Como no gráfico abaixo:

Recentemente, o dentão, colaborador deste blog, me mandou algo parecido, feito pela revista Veja. Mas só após voltar ao outro me dei conta de que não é parecido, e sim uma cópia. Cara de pau! Algumas frases são traduções literais do site da ONG (doravante "Original"), mas ao que parece o jornalista da Veja ficou com preguiça e resumiu bem o "original". O link para acessá-lo é este: http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/

O resultado também é em forma de gráfico (que coisa, não??), mas diferente do original, esse gráfico precisa de um ajuste para ser interpretado. Mas vamos lhes fornecer a legenda para facilitar seu trabalho. A legenda foi um consenso meu, do dentão e do MODES (então colocá-la em dúvida está fora de questão). Segue o gráfico ajustado:


É comunista de buteco? Não gostou? A mão na sua cara!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Câmbio: Big Mac Index

Sem muita enrolação ou explicação. Saiu hoje uma atualização do Big Mac Index, que é um índice para mensurar o poder de compra em cada país, padronizando pelo preço do Big Mac. No gráfico, barra para direita = moeda valorizada; barra para esquerda = moeda desvalorizada.

The latest Big Mac index suggests the euro is still overvalued

ASK Western policymakers how they intend to squeeze growth from their sluggish economies and most pin their hopes on higher exports. That makes exchange rates an especially sensitive topic. A weaker currency improves the competitiveness of a country by making exports cheaper. It also encourages domestic consumers to switch from expensive imports to domestic goods. The Economist’s exchange-rate scorecard, the Big Mac index, shows that currencies continue to be cheap in the developing world but overvalued in Europe.


Mais informação: The Economist

Não gostou? A mão na sua cara!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Certas previsões

Depois de descumprir dois ‘deadlines’ impostos pelo sócio majoritário do blog (menino Gari) para eu postar algo além dos meus 2 posts, vim falar besteira também, rapaziada. Oba! Para a tristeza do chefe Gari, não vou tratar de assuntos polêmicos que causem discussões homéricas, brigas, rixas entre blogs... pra isso a gente tem o chefe, o menino tem um discurso afiado!

Vou continuar minha linha ZEN de posts, como os anteriores. Viva a diversidade! Quero falar dessa vez sobre algo que adoro, bem zen...TEORIA ESTATÍSTICA. Oba, debate estatístico!


Queria fazer neste post uma pequena revisão sobre algo que muito economista ‘pulou’ na graduação: neguim dormiu na hora da matéria, ou matou aula, ou ficou até tarde da noite fazendo tipo o 8º relatório de econometria no dia anterior e não tinha o menor saco pra prestar atenção, ou a aula era numa quarta-feira pós terça fatídica.... (eu era o neguim que odiava estatística na época) enfim, sei que muito economista não deve lembrar necas de PROBIT, mas estatística tá em alta hoje, todo mundo tá usando, é bom relembrar!


Pra macacada que não é economista, estatístico ou qualquer ser estranho afim, o PROBIT parte do seguinte princípio: vários acontecimentos independentes entre si influenciam na probabilidade de ocorrer determinado fato. Vou usar um exemplo hipotético envolvendo nosso amigo Bela pra ilustrar o caso: ‘o fato do bela ser meio desligado’, junto ‘da vontade alta de chegar em casa logo ao sair de uma aula de econometria’, combinado com ‘uma oferta recebida de carona para a casa dele’ resultam numa ‘elevadíssima chance de ele esquecer que veio de carro para a faculdade e aceitar a carona’ (Ah, e lembrar-se do carro depois de chegar em casa)... Sacaram?! Todos esses fatores contribuem pra chance de ficar só o carro dele no estacionamento da Fafich às 23h (bem parecido com aquele jogo, resta um). Pois bem, no PROBIT a idéia é essa, só que lá você coloca números para representar todos os acontecimentos (mania de economista neoclássico!) e esse modelinho estatístico te dá quanto cada acontecimento contribui na chance de certo fato se consumar.

Meio confuso?! Bom... acho que quem já carregou o pesado do livro do Wooldridge lembrou algumas coisas. Aquele livro com um título ingrato, ‘Introdução à Econometria’ ... poxa vida! Livro tem 684 páginas e tem INTRODUÇÃO no título?! Enquanto isso, semana passada fui a uma livraria do centro e havia um livro chamado ‘Tudo sobre administração’, 232 páginas... que jóia!


Bom, desabafos à parte, vamos à parte prática. Se não tem aplicação prática, pra que serve a teoria? (pergunta também cabe aos neoclássicos radicais, como o Gontijão, que vivem num mundo ao lado do mundo dos comunistas de boteco). Vejo muitíssima aplicação prática em experiências próprias, nas quais a combinação de eventos resultava em elevadíssima probabilidade de.....errr...digamos ‘Merda!’

Abraço com pulo + Aniversário 80 anos + Vó + Estalo na coluna = 83%

Fim de festa + Virar cerveja no bico + Continuar a beber no LaGreppia = 75%

Bicicleta + Curva + Areia = 100%

Garrafa de vinho + Uirá capetinha + Jogos de futebol americano recentemente assistidos = 100%

Insolação + Fanta Uva pra coleguinha + Boate Aobra (antes do ar condicionado) = 100%

Monografia + 4 páginas de referências bibliográficas não-formatadas + último dia de entrega = 79%

Cerveja + Virar Vodka da coleguinha + Dança do quadrado recentemente assistida = 100%

Irmã + Tio + Artigo aprovado + Abraço com pulo = 65%

Poker + Montilla + última refeição às 14h = 100%

Pessoas recém terminadas de namoro = 97,8%

Cantil de cachaça + festas em SP = 91%

Amiga desorientada + Festa + encontrar amigos dessa amiga = 88%

Postar sobre probit = 80%



Estatísticas previsíveis, PROBIT mental simples. Era só dizer não.


Acha que isso tudo é merda demais pra uma vida só? A mão na sua cara!

PS: me inspirei nas idéias da minha querida amiga Mari Vasconcellos, aquela, sabe?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A direita não está morta

Há algum tempo estou intrigado porque sempre os candidatos a algum cargo político vêm com propostas de esquerda, ou melhor, de comunistas de buteco. A maior parte é do tipo redução da jornada de trabalho, salário mínimo de R$ 1 mil, bolsa família de R$ 500, contra a exploração do proletariado e por ai vai. São propostas sem argumentos e demagogas, sem um estudo para ver sua real viabilidade.

O que me preocupa, no estilo Luther King, não são essas propostas, mas a falta de propostas de direita. Não estou querendo propostas de direita bem fundamentadas, reais, etc, mas sim no mesmo estilo das comunistas de buteco, bem sensacionalistas. Explico. Só assim teria um meio termo "saudável", um debate de verdade, e não em debate entre esquerda e centro esquerda, que no final acaba virando essa zona.

"Mas meus problemas se acabaram". Encontrei, por acaso, um deputado federal do Rio de Janeiro (que ironia, não?) que representa bem essa direita que estou falando. Contra comissão da verdade para apurar os "crimes" da ditadura, contra o proletariado, contra os gays, contra quase tudo que esteja fora da área militar. O nome do sujeito é Jair Bolsonaro e é filiado ao PP. Abaixo segue um video dele.


E um trecho sobre "gays nas forças armadas":
"Respeitamos a opção sexual desta minoria, mas não podemos tolerar quando estes querem que os aceitemos, no seio de nossa família, ou em algumas profissões, como se isto fosse um padrão de vida para servir de exemplo e orgulho para todos."

De novo, não acredito que todas as propostas dele sejam válidas ou sensatas, mas sim que pessoas como ele têm um papel fundamental no equilíbrio do nosso sistema político. Principalmente se levarmos em conta a quantidade de comunistas de buteco "nos representando".

Acha que pessoas como ele não são importantes? Concorda com um sistema onde só as propostas de esquerda têm valor? A mão na sua cara!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

"Filme de Quinta"

O nome do post é homenagem a um blog antigo (parece fora do ar), o Malu de Meias. Uma junção de "Resenha de quinta" com "Filme de segunda" que tinha lá. Claro que eu não vou conseguir fazer uma resenha como as Malus faziam, com informações sobre o livro/filme, contando a história, personagens, etc. Até porque não consigo demorar muito para escrever um post. Mas vou tentar fazer uma breve sinopse.

Austin Powers 2: the spy who shagged me

Austin Powers era um agente britânico que foi congelado nos anos 60 para que quando seus serviços fossem necessários no futuro as autoridades pudessem contar com ele (por isso as roupas). E neste filme o maquiavélico Dr. Evil tenta desenvolver uma máquina do tempo para voltar aos anos 60 para acabar com local onde Austin Powers estava congelado, e assim ter seu caminho livre para fazer um laser que pudesse acabar com a terra. Mas Austin Powers também volta ao passado e começa uma caçada contra ele.

Falando a verdade, a história do filme não importa muito, até porque ela é bem fraca, mas sim as piadas e ironias dos personagens, seja nas falas, nos gestos e até mesmo nos nomes. O filme é tosco e "mal feito", e definitivamente não é um filme para quem procura cultura, conhecimento, se emocionar, assistir com a família no domingo..

Destaque para o fato que Mike Myers interpreta três personagens, e também para a bela Heather Graham, que faz a Felicity Shagwell (ou Felicity Façobem, em português).

Duas cenas do filme:



Não gosta de Austin Powers? Acha retardado? A mão na sua cara!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

As besteiras pós copa: arbitragem

Ver a Espanha ganhar já é difícil, mas difícil ainda é ver na Globo o Galvão e o Arnaldo falando que foi umas das piores arbitragens da "história das copas". Eles adoram esses termos.


***

Um parentesis, para quem não teve oportunidade de assistir a final no sportv com o Milton Leite (em casa ou num bar) perdeu um show de narração. Deixa o galvão no chinelo. Abaixo os melhores momentos (do narrador também):


obs: o Editor burro cortou o "que beleza" em holandês e outras "tiradas" dele.

***

Voltando ao assunto, o Arnaldo fala que a arbitragem foi desastrosas muitos erros, etc. O galvão fala que Fifa tem que fazer alguma coisa (até aqui concordo) porque não podem haver tantos erros como nesta copa.

Mas as críticas são burras e sem foco. Porque o problema não é o declínio na qualidade da arbitragem, mas sim o aumento da qualidade das imagens geradas. Quando o Arnaldo apitou a final da Copa de 82 (eu acho), não tinham 32 câmeras em campo, camêra lenta, telemetria, congelar imagens, sombra no campo, design gráfico, a tv colorida existia a pouco tempo, a qualidade da imagem era péssima, não tinha telão no estádio e por ai vai.

Tudo bem, 2006 tinham muitas tecnologias e não se falava tanto. Mas para mim as tecnologias de hoje ainda são muito mais avançadas que 2006. A "cablecam" ajuda muito, o avanço na telemetria também (como no tênis, onde é possível ver exatamente onde a bola vai) então os erros ficaram mais "visíveis". Ficou mais fácil julgar o juiz.

A solução que parece ser clara (ou nem tanto) para todo mundo: os árbitros terem auxílio dessas tecnologias, como em outros esportes. Mas mesmo assim há problemas com essa solução. Imagine uma jogada em que o acatante sai na cara do gol, mas o bandeirinha marca impedimento. Então recorre-se à tecnologia e a conclusão é de que não havia impedimento. Qual seria a consequência? a) tiro direto de onde o "impedimento" foi marcado?; b) voltar a formação anterior ao impedimento?; c) penalti americano * (aquele que o jogador sai do meio de campo e decide a jogada contra o goleiro)... Enfim, nenhuma me parece muito eficaz.

Então não adianta falar dos juízes, quanto mais tecnologia tivermos mais os erros vão aparecer. E o futebol é rápido, dinâmico, tem jogadores malandros e outras cirscunstâncias que limitam a atuação do juiz. A tecnologia pode ajudar, mas não vai resolver todos os problemas.

Fica metendo o pau no juiz junto com o galvão? A mão na sua cara!

*Para quem não lembra como era o penalti americano segue o vídeo (a partir dos 27s):

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Resposta ao filho Bela (parte II)

O último post do gari (“As Besteiras pós a eliminação”) gerou certa discordância de opiniões entre meu filho Bela e eu. Meu filho, em uma inocência maior que a do menino Modes, argumentou nos comentários que o futebol brasileiro era previsível, com o Dunga adotando um esquema de jogo mais comum a times europeus e/ou sem muitos talentos, e que isso levava a uma perda do que o futebol brasileiro tem de melhor, ou seja, a ofensividade, habilidade, improvisação e outras balelas como essas. Por outro lado ele ressaltava a Argentina como uma seleção que foi eliminada, mas sendo fiel aos preceitos do futebol-arte. Por esses motivos as seleções teriam sido recepcionadas de maneira diferente: a Argentina com festa, e o Brasil com críticas. Para quem não leu os comentários do Bela no post anterior, retirei alguns que resumiam seu ponto de vista:

“E o que achei ser o maior pecado em 2010, foi o Brasil querer imitar o futebol previsivel do resto mundo. Baseado em excessiva obediência tática e preocupação defensiva.”

“Concordo que a Argentina foi desorganizada, mas a postura do time era de agredir o adversário o tempo todo, jogavam atacando com seis jogadores. É a postura do time que me refiro”

Parabenizo meu filho por incluir na discussão o lado lúdico do futebol, e concordo com ele que em esse é um dos fatores que diferencia o ludopédio dos demais esportes. Porém discordo totalmente quando ele fala que o Brasil jogou futebol-retranca e a Argentina jogou futebol-arte. As duas equipes se portaram em campo de maneira bem semelhante, e as estatísticas da FIFA comprovam isso. O número de gols, ataques, faltas sofridas e a passes dentro da área adversária (indicadores de ofensividade) são bem semelhantes, como pode ser observado no gráfico abaixo.


Vale ressaltar que todos os gols brasileiros foram feitos dentro da área (característica do nosso futebol) enquanto dos 10 gols argentinos 3 foram de fora da área (característica do futebol europeu, principalmente se contado o efeito moonwalk da Jabulani).

Outro ponto de divergência foi sobre a qualidade do passe do Felipe Melo. Não é pelo fato de ter se mostrado um jogador totalmente descontrolado, que também vamos ignorar a qualidade de bom passador desse volante-marginal. Ele foi o jogador da seleção com o maior índice de acerto de passes, e não foram poucos passes, em 4 jogos, ele fez 41 passes curtos, 173 passes de média distância e 42 passes de longa distância. A qualidade do passe dele é notória principalmente se levarmos em consideração a média de acerto da seleção.


Bela, as duas seleções são parecidas e se você for criticar ou elogiar uma, use o mesmo critério para julgar a outra.

É argentino enrustido? Não acha que só a Alemanha e a Espanha jogaram um futebol acima da média na copa? Vai na onda de jornalista profeta do acontecido? A mão na sua cara, e um coice do Felipe Melo no seu pâncreas!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

As besteiras pós eliminação

Antes de acabar o jogo do Brasil o Rei do Futebol já postou no twitter "começamos a ouvir as besteiras!!!" se referindo, claro, aos jornalistas que acompanhavam o jogo. Mais tarde ele ainda postou: "Perguntinha. O q vcs acham dos nossos comentaristas? Sem pilha galera!" e ele mesmo respondeu "Eu acho o seguinte: Eles na verdade não falam o q realmente estão vendo. Pq não podem ou não tem coragem. Realmente é uma pena". O Romário é o cara!

Verdade seja dita, o Felipe Melo não tem culpa sozinho, mas essa raça, chamada de jornalista, insiste em sempre querer achar UM culpado para tudo. Assim têm quem criticar, podem vender as matérias, descascar o cara em rede nacional, falar que ele tinha problemas desde a infância porque o pai isso, a mãe aquilo.... e claro, a famosa frase do meio "eu avisei/já sabia". Bando de profetas do acontecido.

Como eles não entendem nada e falam, também me sinto no direito de falar (e pra quem não gostar ainda posso dar a mão na cara). Seguinte, foi o melhor que fizemos! Não ia adiantar levar ronaldinho, neymar, pato, ganso, marreco.... Eles iam tremer igual aos que estavam lá. E a culpa, se alguém quiser achar, é de TODOS. Analisando:

Júlio Cesar: 1o gol foi culpa dele, não do Felipe Melo. Todo mundo sabe que quando um goleiro sai do gol é pra bater na bola, que acerte a cabeça de um, mas tire a bola. Mas o Júlio errou a bola feio.

Juan: Na jogada que deu origem ao 2o gol ele teve a chance de chutar para lateral, mas preferiu chutar para escanteio. Outra coisa que até meu filho sabe que não se deve fazer.

Lúcio: Como capitão tinha que ter dado um esporro geral e controlado melhor a situação dentro de campo.

Felipe Melo: Nem precisa falar. A cereja do bolo, agressão desnecessária.

Ramires: Para que aquele cartão amarelo no jogo contra o Chile??? Era sua chance mané!

Kaká: Não fez nada, não conseguia tocar a bola nem armar jogadas.

Robinho: Dispensa comentários, nada mais além do gol que até o Dentão faria.

Dunga: Deveria ter feito as substituições logo no início do 2o tempo e não esperar a situação sair do controle.

E por ai vai, perdi a paciência de ficar escrevendo.

A gente tem é que saber que as vezes os adversários jogam melhor que a gente e dar os devidos méritos. Temos o melhor futebol do mundo sem dúvidas, mas isso não significa que vamos jogar bem sempre. Todo mundo tem que aprender a perder, e não ficar falando besteira depois que aconteceu. Se o dunga tivesse sido campeão seria exemplo de determinação, liderança, mesmo em situações adversas. Como perdeu, é cabeça-dura, descontrolado, arrogante....

Concorda com os jornalistas? A mão na sua cara! Vai torcer pra Argentina e tomar de 4 (com todo respeito).