Economia, futebol, tecnologia e tudo aquilo que você não perderia seu tempo lendo em outro lugar. Não gostou? A mão na sua cara!
quarta-feira, 31 de março de 2010
Capital erótico
Assim q acabou o Reality Show, começou o jornal da Globo. E eles (o jornal) que não são bobos nem nada procuram ideias por aí.. Com certeza consultaram o "mão na sua cara"... O jornal fez uma matéria baseada na pesquisa da "London School of economics", na qual essa universidade inglesa criou o conceito, (também baseado aqui no Blog (rsrs)) de "Capital erótico"... Enfim... Falaram as mesmas coisas que já falamos. Por exemplo, a idéia central da mátéria era: ser bonito faz a diferença no mercado de trabalho, etc.. Obvio! Se o mercado tem libido, o primeiro axioma básico é que existe capital erótico!
Dentão não gostou, mas ele pode pq é colaborador e pq é feio, quem é feio não vai gostar dessas informações mesmo...
Como sempre, o "mão na sua cara" antecipando os fatos!
Vc não gosta de antever as coisas?? Então mão feroz na sua cara!!!
Abraço do Bela
segunda-feira, 22 de março de 2010
Os cânceres do Brasil do malandro: [1] Sindicatos
Esse tema sempre me intrigou, via alguns comunistas (a maior parte deles comunistas de buteco*) que sempre falavam da “beleza” do movimento sindical e estudantil, como eles eram importantes para o trabalhador, na luta por condições melhores, um contrapeso à burguesia capitalista, etc... melhor parar, já estou ficando até com medo.
Depois, ainda bem, fui ver melhor como funcionava esse mundo na realidade, um mundo bastante undergroud, como diria meu filho. A primeira evidência empírica veio ao ficar sabendo da legislação a respeito dos sindicatos, que mostra o quão picareta eles podem ser e quanto há espaço para malandragem no movimento. Pegando dos pontos básicos: i) os sindicatos não são obrigados a prestar contas, seja para União seja para os membros; e ii) a contribuição não é facultativa, todos contribuem, gostando ou não. Como a maior parte das pessoas não tem acesso a essas informações acham um grande feito as festas realizadas por eles, com sorteio de carros, apartamentos, brindes, etc, e não percebem que isso não é nada perto da arrecadação que possuem. E ainda, não fazem a menor idéia do que é feito com o restante da verba da contribuição.
Tratando agora da eficiência dos sindicatos, DiNardo e Lee mostraram o efeito nulo da atividade dos mesmos sobre o nível de preços, emprego, produção e produtividade (quem quiser o pdf eu mando). Mas e os salários? Além de não possuir efeito positivo, pode até mesmo ser negativo. E os autores mostram como o método utilizado por eles é livre de viés, diferente de muitos outros trabalhos que eles citam. Não sei se existe algo parecido mostrando o contrário, mas ameaço dizer que não! Se alguém souber...
E pra combater as falácias sem argumentos (“método” muito utilizado por eles) vou colocar um trecho de um senhor que eles não vão ter como falar que é capitalista, burguês, comprado, etc...
“Apelar aos trabalhadores sem ter idéias estritamente científicas ou uma doutrina construtiva (...) equivale a vã e desonesta traquinagem de pregar, que pressupõe um profeta inspirado de um lado e do outro apenas asnos boquiabertos. (...) Pessoas sem uma doutrina construtiva não são capazes de fazer coisa alguma, e de fato nada realizaram até agora exceto fazer barulho, instigar chamas perigosas e levar a ruína a causa que abraçam.” (MARX, K. Karl Marx: Interviews and Recollections, p.13)
Pobre Marx, deve se remoer no túmulo ouvindo tanta gente usando seu nome em vão.
Concluindo, os sindicatos representam grande parcela do câncer do país, assim como outras classes que vou tentar postar aqui. Mas já adiantando, também dividem o lugar de câncer estudantes, funcionários públicos, MST, jornalistas... e continua.
Gosta de sindicato? É comunista de buteco? Não gostou do post? A mão na sua cara!
*Comunista de buteco: grupo de pessoas que normalmente andam fantasiadas, quando “homens” usam barba, não curtem uma aparência limpa, e levam a palavra do comunismo mesmo sem nunca ter lido nada a respeito. Geralmente falam de um jeito bravo (bem semelhante a pastores) e se irritam quando confrontadas com a realidade.
quinta-feira, 18 de março de 2010
O mercado tem libido!
Capital humano: conteúdo e embalagem
O conteúdo
Obviamente, o conteúdo do capital humano é o seu nível de qualificação (anos de estudo/preparação). Quanto mais anos de estudos, pesquisas apontam que há maiores remunerações ao trabalhador (justo! Afinal de contas o retorno ao capital desse trabalhador é maior – o mercado incentiva isso). Mas de acordo com a matéria: “Puxar o saco funciona. Um estudo da Universidade do Texas comprovou que elogiar o chefe e fazer favores para ele aumenta em 64% as chances de ganhar uma promoção.” (Super Interessante, janeiro, 2010, p. 82). Logo, o mercado também incentiva o ato de puxar saco! Absurdo isto, do ponto de vista econômico? Veremos..
A embalagem
De acordo com a matéria: “[...] uma série de pesquisas feitas por universidades inglesas americanas constatou que as pessoas consideradas bonitas ganham, em média, 18% a mais do que as feias” (Super Interessante, janeiro, 2010, p. 81) [eu quero meus 18% a mais!! (Dentão, ainda bem que você é patrão, hein?)].. Ou seja, fazer uma plástica ou entrar na academia pode ser uma escolha mais interessante do que fazer um curso de aperfeiçoamento. “Segundo um estudo da Universidade de Flórida, cada centímetro a mais de altura rende R$ 600 de salário adicional por ano” (Super Interessante, janeiro, 2010, p. 81). A matéria ainda afirma que dos 100 homens mais ricos do mundo, todos tem o rosto barbeado (meu Deus! Queria muito trabalhar na super interessante. São tantas correlações que eu gostaria de testar..). Desta forma, o mercado incentiva as pessoas a se preocuparem excessivamente com suas embalagens (popozão, olhos atraentes, belo decote, pele macia cheirosa e suave... Eu contrato e ainda pago mais!! E vc?). Por isso podemos afirmar que o mercado tem libido.
E daí, o que diz o economista?
O autor que vos escreve, no auge de sua ignorância e consciência de poder estar dizendo “asneiras”, prossegue. Quanto ao nível de puxassaquismo do capital humano e seu retorno marginal ser positivo (salários maiores) para o trabalhador é algo simples de se entender sob a lupa da teoria econômica. O puxa-saco é mais produtivo pra firma (sabemos que salário = produtividade marginal do trabalhador) sobre vários aspectos. 1- Ele trabalha mais (impossível ser puxa saco sendo preguiçoso). 2 – Ele exerce função de fiscal, sendo o x9 (dedo duro) e assim orienta melhor a firma sobre seus recursos humanos, maximizando as possibilidades de acerto em uma possível redução de pessoal. 3 – O puxa saco evita que o patrão fique com auto-estima baixa e gaste dinheiro com o psicólogo Henrique Cerqueira. Assim o lucro da firma ficará mais robusto para possíveis novos investimentos sem a cota do psicólogo. Do ponto de vista da teoria marxista, o puxa saco é fonte pedigree (não encontrei palavra melhor) de mais-valia absoluta, além dele ser fiscal (X9) dedurando os outros e assim reduzindo a porosidade da jornada de trabalho. Simples assim. O ato de puxar saco não é nada demais que a teoria econômica não resolva.
A embalagem do capital humano: Reflexões
Quando Adam Smith escreveu “A riqueza das Nações” ele mostrou que o funcionamento do mercado capitalista baseado na especialização; no sistema de preços; egoísmo do homem, etc... segue uma dinâmica de maior eficiência na alocação dos recursos, o que leva a economia para sua máxima produtividade, máxima riqueza material. Mais tarde, economistas começaram atentar para as falhas que existem no mercado. Falhas de Mercado ocorrem quando os mecanismos de mercado, deixados livremente ao seu próprio funcionamento (mão invisível), originam resultados econômicos não eficientes ou indesejáveis do ponto de vista social. Tais falhas são geralmente provocadas pelas imperfeições do mercado, definidas como: informação incompleta dos agentes econômicos, custos de transação elevados, existência de externalidades e concorrência imperfeita. Para melhor compreensão , ver Mankiw (2005), capitulos:1, 7 e 16. Sendo assim, seria a libido do mercado (ou “mão boba” do mercado) apenas uma falha de mercado por fazer uma seleção adversa do capital humano da economia? Ou seja, prestigiando a embalagem do capital humano em detrimento do seu conteúdo vis-à-vis outros trabalhadores a disposição no mercado, e assim reduzindo a eficiência da economia. Ou seria mais do que isso? Seria a libido do mercado (comprovada pelos altos salários de pessoas mais bonitas) uma prova que os agentes econômicos (firmas e trabalhadores) não são racionais, o que enfraquece um importante pressuposto da teoria econômica ortodoxa? Nada disso, a teoria é uma ABSTRAÇÃO da realidade. Existe uma lógica bem articulada e coerente por trás dela. E acho que a realidade deveria seguir a teoria. Aceitando que a “mão boba” do mercado é uma falha de mercado, deveríamos castrar todos homens e mulheres para assim alcançarmos níveis de riquezas maiores (sem seleção adversa de capital humano!), além do quê, viveríamos apenas mais uma geração, o que seria a salvação do Planeta Terra - PERFEITO!.. Brincadeira, óbvio (rs)!! Na verdade a economia é uma ciência extremamente complexa por estar sobreposta, exposta, imergida, emergida, misturada, embaralhada e chacoalhada com várias outras variáveis não econômicas e outras ciências. Pensar em economia independente de qualquer corrente teórica já é uma abstração cavalar da realidade (isso não é ruim, é necessário).. Por isso economia é a arte de pensar.. E se chegamos a questões sem respostas, ótimo! Porque são as perguntas que movem o mundo e não as respostas (eu vi na propaganda). Mas estude matemática e estatística!! Muito!! Se não, você é bobalhão e nem vai conseguir me ensinar depois...
- ps: As reflexões sobre a libido do mercado tá longe de ser um questionamento sem resposta (muito menos tem a pretensão de ser QUESTIONAMENTO)... sou apenas um piadista.. NÃO GOSTOU???? Mão feroz na SUA CARA!!!
Abraço do Bela
quarta-feira, 17 de março de 2010
terça-feira, 16 de março de 2010
Vira Homem!
A partir daquela cena me perguntei, quais são as chances de que as Olimpídas do Rio 2016 não sejam um evento ridículo e vexaminoso para a imagem do país? Se ele está reclamando do dinheiro dos royalties do petróleo que será destinado a outros estados porque não estufa o peito e levanta a voz pra dizer com orgulho que o estado do rio de janeiro vai arcar com todas as despesas e gastos necessários para a realização das Olimpíadas. Serão canalizados recursos pra uma única cidade, na qual ficará concentrada a maior parte do turismo e das receitas geradas por este, que, em suma, será a maior beneficiada pelas Olimpíadas.
Se é o rio de janeiro que está sendo o maior beneficiado com as Olimpíadas e há ainda o risco de que elas se tornem em um espetáculo grotesco e bizarro que vai arranhar a já desgastada imagem do país, por que eu sou obrigado a pagar a conta e participar na hora de contribuir para a realização das Olimpíadas? Alguém me perguntou se eu era a favor de que se realizasse Olimpíadas no rio? Não, não fui consultado em nada disto e muito menos quero ter de arcar com as despesas para a realização das mesmas. Todo este desvio de recursos e capital poderia ser usado em coisas realmente úteis.
O Brasil ainda apresenta áreas sem acesso à eletricidade, água encanada e saneamento, a saúde pública é um caos e a violência é assustadora. Milhares de vidas são perdidas diariamente sem razão, e há ainda o problema da prostituição infantil e dos abusos contra menores. Não vejo ninguém chorando por isso, mas quando é acusação por corrupção aparece o arruda chorando na televisão e falando que é inocente, parece que ele não sabe que quem não deve não teme. Se é royaltie de petróleo aparece o governador chorando, mas quando uma criança inocente é baleada no rio (e isso acontece com frequência, o governador tem muitos motivos pra chorar, mas até a pouco tempo não tinha visto ele fazer isso), ele chora?
Investimentos básicos na infraestrutura e em educação, que poderiam ser feitos com a soma monumental que será gasta somente por ocasião da realização das Olimpíadas, poderiam ser realizados em outros estados e cidades com pior infraestrutura do que o rio de janeiro, mas deixarão de ser feitos e pra quê? Pro rio sediar as Olimpíadas e ficar bonito na foto? Quais são os benefícios que um habitante do Amazonas vai ter com a realização das Olimpíadas? Com certeza, se ele tiver algum benefício, será muito menos do que os benefícios para a população do rio de janeiro, sendo que até mesmo muitos dos habitantes do rio de janeiro nem benefícios vão ter. E o governador sérgio cabral aparece em uma faculdade chorando por causa os royalties do petroléo? E o ribeirinho q teve sua casa invadida pela água, não recebeu ajuda nenhuma do governo e ainda vai ter que pagar pelas Olimpíadas? A mão na sua cara, governador. Só falta ele fazer um funk pra protestar! (Por favor, não estou falando sério, governador!)
Tinha a esperança de que as Olimpíadas mudassem a mentalidade do brasileiro e mostrassem que somos capazes de fazer as coisas bem feitas, que somos um país gigante pela sua própria natureza! Já contamos com 200 milhões de brasileiros e brasileiras. Temos, depois de muitos anos, uma economia estabilizada e uma democracia que cada vez mais se consolida! Será que ninguém percebe que em questão de anos seremos a 8º economia do mundo e que certamente chegaremos muito mais alto? O país conta com quase tudo que é preciso pra se tornar maior ainda, possui grande disposição de recursos minerais e hídricos, além de ter sido abençoado com um clima propício para a agricultura. Mas falta ainda o mais essencial: pessoas competentes e capazes, que possam levar o país adiante e garantir crescimento com desenvolvimento.
Quando vejo os políticos brasileiros fazendo papéis ridículos, ao invés de apresentarem algum tipo de solução palpável e construtiva, realmente perco as esperanças e vejo que estamos perdidos. Se os representantes máximos do povo se comportam das formas mais estupídas possíveis não se deve esperar muito desse povo, afinal foi com o voto deles que essas caricaturas de gente foram eleitas e puderam desempenhar estes papéis pífios. No final, bobos somos nós, que somos manipulados por imbecis, foi só o Lula começar a usar terno para ser eleito! E o pior, tem muita gente que é mais ruim de serviço do que ele!
Não duvido da capacidade do governador sérgio cabral, mas duvido da sua competência! governador, a mão na sua cara, vira homem! Quando for chorar chora por um motivo de verdade e não por motivos banais. A gente vai pagar a sua Olimpíada e depois ainda vai ter que aguentar você falando que foi o homem que realizou as primeiras Olimpíadas do Brasil! Só que nos agradecimentos, com certeza, não irá ter os nomes dos trouxas que pagaram a conta! Se quer fazer Olimpíada com o nosso dinheiro então não deveria reclamar na hora de dividir royalties do petróleo.
Povo, a mão na sua cara! Cria vergonha e vê se quando for votar não fica escolhendo esses imbecis que na hora de apresentar soluções começam a chorar! O Brasil precisa é de homens de verdade e não sarneys, malufs, arrudas, renan calhordas da vida e escroques da mesma laia, que sempre quando surge um problema começam a chorar. Pesquise no google e veja quais destes políticos nunca apareceram em público chorando. Se quiser ainda, procure saber o porquê deles estarem chorando. Não é vergonha homem chorar, mas só quando o motivo é nobre. Qual destes "homens" chorou por um motivo que era realmente nobre?
segunda-feira, 15 de março de 2010
A mente humana. Cap 1: O “povo” brasileiro
Segundo os observadores de Saci, principais e, provavelmente únicos defensores da idéia, “Ele é a síntese da formação do povo brasileiro: É o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro (Boitatá, Curupira e mesmo a Iara requerem explicações quando a gente fala deles, em alguns lugares. O Saci não).” E, para fechar com chave de ouro a argumentação, eis que o Saci “É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.”
Não é isso que pensa o Presidente da Sosaci, Robson Moreira. Para ele, “Se você pegar jogadores que sabem dar dribles incríveis, como o Garrincha ou o Robinho, vai ver que o que eles fazem com os adversários nada mais é do que coisa de saci”. Para comparar Garrincha com Robinho o cara tem que estar vendo muito saci mesmo.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Robinho e Adriano na Copa
Se a mídia esportiva fosse inteligente como meu amigo bela (que consegue aumentar suas chances de “já é” com uma mulher usando apenas 3 dedos) e menos “comprada” veria o absurdo em defender a turma do futebol arte tupiniquim.
Começando pelo Adriano, talvez o mais mal caráter de todos. O “imperador” finge que não gosta mais de jogar bola, simula uma depressão e pede rescisão contratual para voltar ao Brasil, não para jogar bola, claro. Ai eis que de repente, após alguns pagodes e bebedeiras na cidade maravilhosa, ele recebe uma proposta milionária do flamengo e descobre que ainda gosta de jogar bola. Não nego a capacidade do cachaceiro em fazer gols, e também não nego sua capacidade de organizar festas e se meter em confusão.
Agora o sujeito com futebol arte, jeito moleque, jovem revelação desde 2004, pagodeiro de plantão... O Robinho tentou jogar no futebol inglês sem muito sucesso, então resolveu seguir os passos do Adriano, vir para o Brasil, onde o nível é inferior e ser 2º garoto (?) da Vila (posição já ameaçada pelo 3º garoto da Vila, Neymar). Pior que Adriano, ele não faz muitos gols, mas continua encantando muitos com seu futebol arte e jeito moleque, “sambando” pra um lado e pro outro, mas sem muito resultado.
Então por que levar esses dois para a copa? E por que querer que sejam titulares? Sendo que temos Luis Fabiano e Nilmar que exercem a função muito melhor. Quem tem a resposta? Hein? “Mas é claro que sou eu” (Gil Brother). Tirando outras questões políticas e regionais, mas levando em conta os incentivos financeiros, podemos levar a linha de pensamento ao seguinte ponto: a CBF é patrocinada por um grupo de empresas, e, por coincidência, algumas delas também foram responsáveis em tornar viável a vinda do Robinho e do Adriano para o Brasil (pagam os salários dos jogadores). Mas é claro que elas tornaram isso viável com interesses futuros. E como valorizar mais esses jogadores? Mandando eles pra Copa do Mundo, claro. E já diria meu vô, “manda quem pode obedece quem tem juízo”. Mas o que me mata é o povo burro concordar com isso e não ter um mínimo de senso crítico.
Robinho e Adriano, a mão na sua cara! Concorda em levar eles pra Copa? A mão na sua cara!
Não gostou? A mão na sua cara!
ps.: Bela, você é o único que pode discordar!
sexta-feira, 5 de março de 2010
hand´s issues
Obrigado sorte por deixar a vida um passeio aleatório.
Abraço do Bela.