terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Há pensamento sério no Brasil?"

Os vídeos abaixo são de uma palestra do Eduardo Giannetti. O ponto central da palestra é se há, ou não, pensamento sério no Brasil. Deixando de lado as ideologias, o Giannetti é muito claro e sensato nas suas ponderações, e acaba nos fazendo pensar em alguns pontos, muitas vezes, deixados de lado.

Para aqueles que tiverem "muita preguiça", é possível entender parte do argumento vendo a partir do vídeo 4. Para aqueles que só têm "preguiça" é melhor ver a partir da terceira parte. E para quem tiver interessado em um "pensamento sério", vale a pena ver tudo.

Na minha humilde posição de quem não tem a carga de conhecimento do Giannetti, cheguei a discordar de alguns pontos, mas não vou viesar o pensamento de alguns falando o que não concordei agora. Quem quiser é só posta comentários e a gente pode discutir depois.







Não gostou? A mão na sua cara!

6 comentários:

Daniel disse...

Gostei dessa parte: "O paper deles propõe a estrutura do DNA em uma página".

Modes disse...

Gari, vc Gari'mpou e saiu uma pepita bitela. Gostei do post e me dei a mao na cara ao mesmo tempo. Na verdade o discurso do Giannetti que deu a mão feroz na minha cara e na de muito brasileiro.

Mereço(merecemos!) a mão na cara pelo modismo intelectual e pela 'babação de ovo' de muita coisa que vem de fora, um xenofobismo às avessas exacerbado, no qual o que é de fora é visto com olhos melhores do que aquilo que temos (seja o que vem de fora melhor ou não). Mais uma mão por sempre julgarmos o brasileiro como sendo um terceiro que faz tudo de errado, personalidade que nenhum brasileiro assume. Como diz o Giannetti: 'o brasileiro é sempre o outro'. E por fim, o tapa maior, o pulo de barriga na piscina, é o fato do Brasil ser o país com grande número de idéias progressistas e pouco movimento progressista efetivo. O discurso está muito longe da ação, a crítica é afiada (inclusive da mídia, malditos jornalistas) mas na hora de expormos, cadê o serviço bom? Já dizia o rei Elvis: 'a little less conversation, a little more action, please'.

Ainda fico puto com falta de profissionalismo, descumprimento de prazos, falta de atenção com detalhes contratuais, descomprometimento... esse é o espírito mineiro (ou brasileiro) de trabalho? ah! Hoje também amanheci com o pé esquerdo.

Agora, depois que bati, vou assoprar. Discordo do Giannetti quando generaliza que no Brasil nunca houve idéia séria em nenhum campo. É vero que o Brasil mão tem tradição em grandes movimentos/invenções na história, mas falar que nunca houve idéia séria, aí é pegar pesado. Poxa vida, vamos começar pela música brasileira. O samba de raiz, a bossa nova, que foram bastante originais, perduraram ao longo do tempo (até hoje) e influenciam fortemente muitas outras vertentes de música no mundo. Poderia continuar falando da literatura brasileira, porque não do futebol, bastante peculiar, e de várias outras coisas, que mesmo que não continuaram firmes até hoje, foram contundentemente originais e influenciaram em termos práticos a realidade. Até mesmo na economia, os ideais de Celso Furtado tiveram impacto direto via intervencionismo nos países latinos e no Brasil em meados do século passado.

ps: sou super a favor de passar o recado de forma concisa, como propor a estrutura do DNA em uma página. Eu até tento, mas isso é só para os gênios como o Fisher, que fundamentou a estatística com alguns poucos papers curtos. O cara descreveu o método de máxima verossimilhança em 15pgs e o utilizava na década de 20, momento em que um transistor era do tamanho de um celular (um processador de computador utiliza milhoes deles)...

Necessidade Premente disse...

Adorei 'A Mão na Sua Cara'.

Ao Dentão, obrigada pela visita!

Anônimo disse...

Penso nesse vídeo 24 horas por dia!!!
Gostei muito, apesar de alguns exageros.

Anônimo disse...

Professor,

Gostei muito dessa palestra, não faço nenhuma ressalva.

Marcos-DF

Anônimo disse...

Muitos estudantes universitários,
deveriam ver esta palestra.
Esta realmente foi uma mão na cara.
Continuemos a refletir e ousar.
Abs.
EDMIR TERRA - Mato Grosso do Sul