domingo, 18 de abril de 2010

Dilma ou Serra?

Com as eleições se aproximando me ocorreu uma pergunta: qual seria o melhor candidato para o Brasil? Pra mim isso não é realmente algo muito preocupante, já que os candidatos Dilma e Serra não irão, no meu modo de ver, realizar algo tão diferente um do outro caso assumam a Presidência da República. Apesar de que a Dilma realmente é uma candidata que pode surpreender mais do que o Serra, tanto negativamente quanto positivamente. O Serra me parece muito apático, aliás este é um problema dos candidatos do PSDB, lhes falta carisma, o que o Aécio Neves tem, mas ele não é candidato a Presidente.

Acabei por detectar o que poderia ser um problema, se o Serra ganhar esta eleição certamente o Aécio Neves só poderá ser candidato em 2018, perto de seus 60 anos. Não é uma idade ruim, mas o Aécio Neves poderia contar com uma rejeição já adquirida ao longo do governo Serra caso este se eleja e depois se reeleja. Digo isso, porque em termos de carisma o Serra deixa muito a desejar, e apesar de muitos chegarem a considerar carisma um precedente de populismo, não há como negar que este é um fator essencial, ainda mais pra um projeto político de longo prazo. Acho que o mandato do Serra, independente de ser bom ou ruim, tende a ser impopular, o que pode significar um grande contratempo para a futura campanha presidencial do Senador Aécio Neves. (Francamente, ele vai ser eleito.)

Daí a questão: eu sei que há muitos peessedebistas até a alma, dentre eles vários mineiros, mas para estes e que, no entanto, preferem o Aécio Neves ao Serra (dentre os quais se encontram, em sua grande maioria, mineiros), será que é melhor que realmente o Serra se eleja? Porque eu detectei um segundo problema: se o Serra fizer um mandato muito impopular ao longo de 8 anos e o Ciro Gomes se elejer Governador de São Paulo, então o Ciro teria força suficiente para derrotar o Aécio, já que outro candidato totalmente sem carisma vai disputar a eleição em São Paulo pelo PSDB. O Ciro Gomes já é outra história, me parece um sujeito comprometido, engajado, ás vezes até demais, mas com um temperamento impróprio para um Presidente. Não basta ter só boas intenções pra ser um bom Presidente.

Eu certamente não votarei na Dilma, nem mesmo no Serra, mas vejo mais potencial na ex-ministra da casa civil do que no Serra, apesar de que este tem ao seu favor uma dose elevada de pragmatismo, uma garantia maior de não ocorrerem surpresas desagradáveis. Para mim, o governo dos dois candidatos apresentaria algumas diferenças, mas nada significativo. O que espero é que o próximo Presidente(a) seja capaz de continuar o que já foi conquistado, algo que ambos os candidatos parecem ser capazes de fazer.

Se por acaso o Ciro Gomes se eleger em 2018, espero que o tempo que temos até lá lhe dê mais serenidade, o que não é nada de extraordinário, visto o que o Lula é hoje e o que era a 20 anos atrás. Quanto ao Aécio.... Espero que ele não se contamine pelo PSDB durante o tempo que terá de esperar, tornando-se uma figura apagada e sem carisma.

6 comentários:

Gari disse...

Vovó,

Não entendi alguns pontos seus, mas acho que é Serra ou Dilma mesmo, o Aécio já está fora. E o que vai acontecer com ele daqui a uns anos não da para saber, muita coisa vai acontecer até lá.

O que me preocupa mesmo é a quantidade de "novas idéias" para a condução da política daqui pra frente. Esse papo de comunista de buteco, de sistema ultrapassado, nova ordem, ressurreição do sistema comunista (ex.China), Estado indutor do desenvolvimento... E isso os 2 candidatos têm! Que medo

Anônimo disse...

Isso foi só uma divagação! Na verdade eu queria que o Aécio fosse candidato! Fico pensando que se o Serra se eleger, isso é ruim pro Aécio de qualquer jeito, pois haverá um desgaste natural do próprio PSDB, e eu acho q o Serra é muito capaz de desgastar a imagem do partido, o que sem dúvida respingaria sobre o Aécio.

Quanto ao Ciro, nem sei se ele vai disputar o governo de São Paulo, mas esta é uma hipótese que vem sendo cogitada e eu acabei lembrando. O que quis dizer é que o cenário presidencial futuro não é dos melhores pro Aécio, dado um possível desgaste do PSDB nos próximos anos.

Boi disse...

Porra vovó! Ciro Gomes? Como já dizia o mestre William "Ele é um maníaco".

Concordo que ambos vão ter um mandato bastante impopular, tanto pela falta de carisma de ambos quanto pela economia mundial que anda um tanto obscura. Não sei vocês, mas eu tenho impressão que as coisas estão dando certo meio que à força, e isso não deve durar muito. Tomara que eu esteja errado.

Ronaldão disse...

Calma Uirá, 2018 ta longe demais.

Eu já ambos, Serra e Dilma, tem potencial para realizar bons governos. Isso se mantiverem a estabilidade desde FHC. Assim poderão dar continuidade sucessos dos governos anteriores.

Eu acho que carisma é manipulável. Olha o que estão fazendo com a Dilma. Nunca vi ela tão sorridente como está neste ano. Será que é pq ela se curou do câncer e está feliz com a peruca?... Duvido. Olha a capa da Veja dessa semana e verá o Serra com um sorriso na cara nunca antes visto!

Abel disse...

olha, sobre a foto ridicula do Serra na Veja, nem sei se foi uma coisa muito boa. Em tempos de internet tudo vira motivo para tirarem sarro (http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/capa-veja-serra-inicio-viral-web-552178.shtml?)

O Ciro já anunciou aos 4 ventos que é pré-candidato e que só abandonaria essa posiçao se o Aecio fosse candidato.

Muito dificil tentar prever como será a eleição daqui a 8 anos, é só lembrar que em 2002 a Roseana Sarney tava despontando como líder nas pesquisas, mas menos de 10 meses da eleição apareceu um escandalo (que hj ninguem se lembra oq era e no que deu) e tirou ela totalmente da disputa.

Mas não sei se um mau governo do Serra prejudica o Aecio, já que ele vem frisando desde a campanha do Alckmin na ultima eleição, até a carta de desistencia da presidencia (em dezembro do ano passado) que ele é a voz de uma visão diferente dentro do PSDB, que o projeto que ele tem em mente é divergente do que o Serra e cia defendem.

Ele vai para o Senado com um poder de articulação, e uma influencia dentro do partido gigantesca. E todos nós sabemos que por mais que a posição do presidente seja importante, é o legislativo que garante a governancia. E o Aécio como líder do PSDB no Senado tem a chance de ter um destaque político positivo. Vale lembrar que o mandato de senador é de 8 anos.

André Cotta disse...

Esse post ta confuso, muito erro de concordancia nas frases...