segunda-feira, 15 de março de 2010

A mente humana. Cap 1: O “povo” brasileiro

O brasileiro é um povo muito intrigante. Temos algumas habilidades que nenhum outro povo tem. Uma delas é a capacidade de acreditar em coisas, no mínimo, esquisitas. Ouvindo a rádio na hora do almoço, descobri que a SOSACI, Sociedade dos Observadores de Saci (pois é, existe quem faça parte dela!). Abstraindo do fato que uma sociedade como essa já demonstra certa insanidade, pior que isso é a tentativa de tornar a loucura geral, fazendo do Saci mascote da Copa de 2014.

Segundo os observadores de Saci, principais e, provavelmente únicos defensores da idéia, “Ele é a síntese da formação do povo brasileiro: É o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro (Boitatá, Curupira e mesmo a Iara requerem explicações quando a gente fala deles, em alguns lugares. O Saci não).” E, para fechar com chave de ouro a argumentação, eis que o Saci “É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.”

Agora, imaginem o Saci como mascote da copa. Ao invés da tradicional gorro e tanguinha vermelha com um suspensório e cachimbo, ele usaria uma camisa da seleção, short azul e chuteira. Mas, se você pensar por alguns segundos chegará a mesma conclusão que eu: Saci e futebol não combinam, já que o dito cujo só tem uma perna. Nesse caso, chutar a bola seria algo desastroso. Meu filho que o diga.

Não é isso que pensa o Presidente da Sosaci, Robson Moreira. Para ele, “Se você pegar jogadores que sabem dar dribles incríveis, como o Garrincha ou o Robinho, vai ver que o que eles fazem com os adversários nada mais é do que coisa de saci”. Para comparar Garrincha com Robinho o cara tem que estar vendo muito saci mesmo.

É. Brasileiro é mesmo um povo intrigante.

Não gostou? Já viu Saci? Acha que ele representa a “cultura brasileira”? A mão na sua cara!

5 comentários:

Gari disse...

Essa coisa de brasileiro ser "brincalhão e gozador" me mata. Isso é para os palhaços que não tem do que se orgulhar e ficam achando que isso é qualidade sempre. Acham que isso é qualidade no trabalho, em casa, com mulher, no futebol (Robinho? Post anterior)...
Bom humor é uma coisa, ser conhecido como palhaço é outra.
ps.: Queria conhecer seu filho, ensinar ele a jogar bola depois. Se puxou o pai deve ser ruim de bola. Fala pra ele procurar o padrinho aqui.

Gari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gari disse...

Me veio um luz aqui: ranca uma perna do robinho e coloca ele como saci, se encaixaria perfeitamente. Ai ele pode ir pra copa sem problema...

Modes disse...

Pior é que já escutei sugestões de Zé Carioca como mascote da copa, figura pejorativa do brasileiro, criada pelo Sr. Valdisnei... provavelmente este palpite veio dos amigos do saci.

Anônimo disse...

Saci como massacote da Copa? Pq não, Boi?Afinal, se a gente tem o Lula como presidente pq não ter o saci como massacote da copa .... Dá pra fazer!