terça-feira, 16 de março de 2010

Vira Homem!

Eu estava até achando realmente bom as Olimpíadas serem no Brasil. Isso até ver o governador do rio, sérgio cabral, chorando na televisão! Coisa ridícula, que denigre a imagem do rio e da população do estado, que elegeu um homem que aparece em rede nacional igual a uma criança birrenta e mimada em prantos, enquanto deveria se preocupar em apresentar soluções e tentar contribuir para a resolução dos problemas!Pior, um homem velho, pai de família! Aposto que ele não chorou quando o menino João Hélio foi arrastado pelas ruas da cidade "maravilhosa" e muito menos organizou e apoiou protestos contra a violência na cidade "maravilhosa".

A partir daquela cena me perguntei, quais são as chances de que as Olimpídas do Rio 2016 não sejam um evento ridículo e vexaminoso para a imagem do país? Se ele está reclamando do dinheiro dos royalties do petróleo que será destinado a outros estados porque não estufa o peito e levanta a voz pra dizer com orgulho que o estado do rio de janeiro vai arcar com todas as despesas e gastos necessários para a realização das Olimpíadas. Serão canalizados recursos pra uma única cidade, na qual ficará concentrada a maior parte do turismo e das receitas geradas por este, que, em suma, será a maior beneficiada pelas Olimpíadas.

Se é o rio de janeiro que está sendo o maior beneficiado com as Olimpíadas e há ainda o risco de que elas se tornem em um espetáculo grotesco e bizarro que vai arranhar a já desgastada imagem do país, por que eu sou obrigado a pagar a conta e participar na hora de contribuir para a realização das Olimpíadas? Alguém me perguntou se eu era a favor de que se realizasse Olimpíadas no rio? Não, não fui consultado em nada disto e muito menos quero ter de arcar com as despesas para a realização das mesmas. Todo este desvio de recursos e capital poderia ser usado em coisas realmente úteis.

O Brasil ainda apresenta áreas sem acesso à eletricidade, água encanada e saneamento, a saúde pública é um caos e a violência é assustadora. Milhares de vidas são perdidas diariamente sem razão, e há ainda o problema da prostituição infantil e dos abusos contra menores. Não vejo ninguém chorando por isso, mas quando é acusação por corrupção aparece o arruda chorando na televisão e falando que é inocente, parece que ele não sabe que quem não deve não teme. Se é royaltie de petróleo aparece o governador chorando, mas quando uma criança inocente é baleada no rio (e isso acontece com frequência, o governador tem muitos motivos pra chorar, mas até a pouco tempo não tinha visto ele fazer isso), ele chora?

Investimentos básicos na infraestrutura e em educação, que poderiam ser feitos com a soma monumental que será gasta somente por ocasião da realização das Olimpíadas, poderiam ser realizados em outros estados e cidades com pior infraestrutura do que o rio de janeiro, mas deixarão de ser feitos e pra quê? Pro rio sediar as Olimpíadas e ficar bonito na foto? Quais são os benefícios que um habitante do Amazonas vai ter com a realização das Olimpíadas? Com certeza, se ele tiver algum benefício, será muito menos do que os benefícios para a população do rio de janeiro, sendo que até mesmo muitos dos habitantes do rio de janeiro nem benefícios vão ter. E o governador sérgio cabral aparece em uma faculdade chorando por causa os royalties do petroléo? E o ribeirinho q teve sua casa invadida pela água, não recebeu ajuda nenhuma do governo e ainda vai ter que pagar pelas Olimpíadas? A mão na sua cara, governador. Só falta ele fazer um funk pra protestar! (Por favor, não estou falando sério, governador!)

Tinha a esperança de que as Olimpíadas mudassem a mentalidade do brasileiro e mostrassem que somos capazes de fazer as coisas bem feitas, que somos um país gigante pela sua própria natureza! Já contamos com 200 milhões de brasileiros e brasileiras. Temos, depois de muitos anos, uma economia estabilizada e uma democracia que cada vez mais se consolida! Será que ninguém percebe que em questão de anos seremos a 8º economia do mundo e que certamente chegaremos muito mais alto? O país conta com quase tudo que é preciso pra se tornar maior ainda, possui grande disposição de recursos minerais e hídricos, além de ter sido abençoado com um clima propício para a agricultura. Mas falta ainda o mais essencial: pessoas competentes e capazes, que possam levar o país adiante e garantir crescimento com desenvolvimento.

Quando vejo os políticos brasileiros fazendo papéis ridículos, ao invés de apresentarem algum tipo de solução palpável e construtiva, realmente perco as esperanças e vejo que estamos perdidos. Se os representantes máximos do povo se comportam das formas mais estupídas possíveis não se deve esperar muito desse povo, afinal foi com o voto deles que essas caricaturas de gente foram eleitas e puderam desempenhar estes papéis pífios. No final, bobos somos nós, que somos manipulados por imbecis, foi só o Lula começar a usar terno para ser eleito! E o pior, tem muita gente que é mais ruim de serviço do que ele!

Não duvido da capacidade do governador sérgio cabral, mas duvido da sua competência! governador, a mão na sua cara, vira homem! Quando for chorar chora por um motivo de verdade e não por motivos banais. A gente vai pagar a sua Olimpíada e depois ainda vai ter que aguentar você falando que foi o homem que realizou as primeiras Olimpíadas do Brasil! Só que nos agradecimentos, com certeza, não irá ter os nomes dos trouxas que pagaram a conta! Se quer fazer Olimpíada com o nosso dinheiro então não deveria reclamar na hora de dividir royalties do petróleo.

Povo, a mão na sua cara! Cria vergonha e vê se quando for votar não fica escolhendo esses imbecis que na hora de apresentar soluções começam a chorar! O Brasil precisa é de homens de verdade e não sarneys, malufs, arrudas, renan calhordas da vida e escroques da mesma laia, que sempre quando surge um problema começam a chorar. Pesquise no google e veja quais destes políticos nunca apareceram em público chorando. Se quiser ainda, procure saber o porquê deles estarem chorando. Não é vergonha homem chorar, mas só quando o motivo é nobre. Qual destes "homens" chorou por um motivo que era realmente nobre?

7 comentários:

Gari disse...

Calma vovó, olha o coração!

Mas eu ia postar algo parecido e aproveita pra comentar então. Deixando as partes que discordo de lado, vou acrescentar uns comentários:

i) Durante o período que os estados do RJ e ES (estou excluindo SP por ter sido competente e não ser dependente do petróleo) receberam royalties nada foi feito, pouco investimento em educação, segurança, infra-estrutura, P&D, etc... eles se acomodaram com a verba do petróleo (doença holandesas nesses estados??) e nada fizeram. Agora que o benefício vai acabar, justamente, eles se desesperam e fazem birra. A mão na sua cara ne?

ii) Se não tiver Olimpíadas, ótimo! Custaria uma fortuna e não quero arcar com os benefícios concentrados na cidade "maravilhosa". Aliás, é por isso que o Cabral chora, os cariocas acostumaram a fazer festas com a verba da União, como filhos sustentados pelo pai, agora não sabem o que fazer. Chega de custos difusos e benafícios concentrados.

RJ e ES, a mão na sua cara!

Boi disse...

Concordo em partes com a vovó!

Sabem quem é o prefeito mais engajado na luta pelos royalties? Rosinha Garotinho, de Campos. A cidade recebe mais de R$ 1 bi por ano e vai perder uns 90% disso.

Só acho justo essa mudança porque Minas vai receber sem contribuir. Obviamente, se fosse o contrário, o resto do país receber os royalties do minério de Minas, eu acharia uma escrotisse sem tamanho.

Você é carioca e está se sentindo lesado? A mão na sua cara!

Bela disse...

Boa Uirá..

O Brasil é o país do Teatro.. Tem todos os generos: Drama (esse aí do choro),comédia (dinheiro na cueca), ficcção (mensalão.. existiu? kkk), etc... só não tem ação...

-----
Realmente, o caso do menino Helio foi pra chorar..

"Povo, a mão na sua cara! Cria vergonha e vê se quando for votar não fica escolhendo esses imbecis que na hora de apresentar soluções começam a chorar! O Brasil precisa é de homens de verdade e não sarneys, malufs, arrudas, renan calhordas da vida e escroques da mesma laia, que sempre quando surge um problema começam a chorar. Pesquise no google e veja quais destes políticos nunca apareceram em público chorando. Se quiser ainda, procure saber o porquê deles estarem chorando. Não é vergonha homem chorar, mas só quando o motivo é nobre. Qual destes "homens" chorou por um motivo que era realmente nobre?"

Aplausos..

Abraço

Bela disse...

ps: eu já ia postar outra coisa.. Mas o Blog tá movimentado.. Deixa o povo absorver essas informações..

Anônimo disse...

Seguinte, não tenho nada contra o Sérgio Cabral! Só fiquei puto dele chorar por causa dos royalties, seja homem! Até acho legal o pessoal defender sua parte nos royalties, é direito deles, mas sem fazer cenas patéticas!

Com certeza eu gosto muitos menos da Rosinha Garotinho e do marido dela! Tá até certo tirar os royalties deles, pelo menos tem chance de o dinheiro ser usado em alguma coisa melhor do que em caixa dois pra campanha eleitoral. É bom também pro pessoal não ficar achando que estão na Arábia Saudita e perceber que o petróleo não dura pra sempre, quem sabe não resolvem investir em coisas decentes.

Anônimo disse...

Bela!

Tô ansioso pelo seu novo texto!
Mete a mão na cara mesmo!

Bela disse...

Concordo plenamente Uirá! Cena PATÉTICA!!!

Como diria um economista em um texto que o Professor William nos enviou: "O petróleo é apenas uma coisa preta pegajosa".. A verdadeira riqueza de um país está no conhecimento.. Aliás, a riqueza do futuro será o conhecimento, se é q já não é...

Não fique ansioso Uirá... Esse texto que terminei acho q tem coisas legais mas também tá meio chato de ler.. Vou soltar quinta ou sexta, seu texto merece destaque!

Abraço