terça-feira, 13 de abril de 2010

Algumas pérolas de jornalistas

Nos elevadores aqui do prédio colocaram TVs que ficam passando algumas "manchetes" de notícias do dia, todas elas são vinculadas ao portal Terra. Para cada "manchete" há uma imagem vinculada, que ocupa quase toda a tela (alguém já deve ter visto isso em outros prédios comerciais).

Acho que eu nem precisava falar que as notícias pouco acrescentam e que a qualidade do texto é ruim (uma vez que pode ser deduzido por uma palavra do título "jornalistas"), mas achei melhor destacar de novo. Se não bastasse isso, eles também conseguem fazer um serviço porco em muitas das imagens vinculadas às notícias. Aqui seguem algumas pérolas:

- "Tiger Woods anuncia que quer voltar às quadras".
Esqueceram de avisar ao responsável que ele joga golf.

- "Bracelpa anuncia aumento da produção de celulose". Imagem vinculada: um arbusto em um jardim.
Dessa vez esqueceram que nenhuma empresa da Bracelpa produz celulose a partir de jardins.

- "Estudantes brasileiros...." Imagem vinculada: alemãozinho dando um "joia" pra câmera.
Custava pegar uma foto de um dos mil vagabundos que compõe a Une?

- "Mulheres que consomem carboidratos aumentam até 2 vezes as chances de morrer de ...."
Isso quer todas elas ne, porque até onde sei todas consomem carboidratos. Coitadas todas vão ter as chances de morrer duplicadas. Custava colocar "muito" antes de carboidratos?

- "A tenista Ana Ivanovic quer voltar a ser a 1a do mundo".
E eu quero ser milionário, e ai?

Bem que eu gostaria de lembrar de algumas outras, mas a memória não está ajudando.... E também gostaria de acreditar que colocaram o estagiário do estagiário pra fazer isso, e não que alguém que ficou 4 anos¹ estudando esteja fazendo.

Gosta dessas manchetes? De jornalista? Acha útil? A mão na sua cara!

¹ Já diria o mestre William "Cara, fazer um curso de jornalismo é uma loucura! É como ficar 4 anos mascando o mesmo chicletes!"

19 comentários:

Modes disse...

mais uma:
"Economia internacional: Eike Bastista tem a 8ª maior fortuna de acordo com a lista Forbes."

Economia internacional??!

Unknown disse...

Presado Gari,

Sou jornalista formado em uma escolad e estremo renome inter nacional, sediada em Conceissão do Mato Dentro, e devo pontuar que sou absolutamente contrarío â sua postura de falar mal dos jornalistas, uma claçe trabalhadôra, que galga a cada dia posiçãos de mais e mais credibilidade no país.

Ainda, fui eu que iscrevi algumas daquelas notícias na TV do seu predio, e se não ficou claro, esplico.

1. A imigração alemoa no Brazil é muito grande e importante. O alemãozinho dando joia é na verdade brazileiro, e meu amigo. Ele não é da Une, mas estuda na Uni, o que dá no mesmo (não entendi o seu ponto).

2. No curço de Jornalismo, aprendemos que golfe se joga em quadra. Desculpa se o seu golfe não, seu fudido.

3. Se você não produz celulose nos eu jardim, você está perdendo tempo. Eu produso, e no mês passado aprendi na Facoldade que poderia até abrir capital. E vou abrir. Comprei até um martelinho e um prego novo, dessa vez o capital abre na marra.

4. Por fim, retifico, reforço o fato de que ninguem melhor do que um jornalista para escrever com primasia as verdades do mundo.

Attensiosamente,

Harnaldo Jabôr













Brincadeira, é o Meilman...

Unknown disse...

Ah, isqueci.

Mão na minha cara, pó vim. Mas vem acompanhado porque senao eu te enxo de porada.

Gari disse...

Caro Harnaldo Jabôr,

Sugiro que volte a fazer seus filmes pornôs com financiamento do Estado, ao invés de tentar ficar defendendo sua crasse.

Guil, "a mão na sua cara" feroz, como diria o bela!

Ronaldão disse...

Melhor é "e eu quero ser milionário!"
hahahah
Eu tb!

Boi disse...

Filho,

Mto bom seu post! "Custava pegar uma foto de um dos mil vagabundos que compõe a Une?" hahaha Concordo plenamente.

Modes disse...

Retificando: "Governo destina verba maior para estudantes brasileiros..."

Foto ilustrativa: um grupo de uns 7 adolescentes com livros na mão, dando um 'joinha' pra câmera... Detalhe: todos eram portadores do gene recessivo do albinismo.

Engraçado, devo ter sido acometido pelo daltonismo e não ter reconhecido esses caras nas escolas públicas que estudei. A mão na sua cara, jornalista!

Unknown disse...

Gari, como vc é observador!!... Nunca q eu ia me atentar para esses detalhes de elevador..

hahhaha.. q comédia o Guil !! Abrir capital com martelo... kkkkk..Só lembrando q se for capital ficticio é bom usar um óculos 3D.

O problema maior de tudo isso (e que não é meu) são os jornaleiros... Ganham mal em cima daquela CG 125 cc e ficam carregando esses jornalzinhos pra baixo e pra cima...Imagina toda hora vc jogando um "Quadra de golfe" pra lá e um "Quer ser o melhor do mundo" pra cá? Não é a toa q vira e mexe o cara acerta a cerca elétrica daqui de casa e o jornal fica em cima do muro.. Talvez seja um tipo de vudu pra matar alguns desses jornalistas eletrocutados (Talvez por um raio daqueles do horroroso filme Guerra dos Mundos)...
Agora, a subclasse mais escrota dos jornalistas são os comentaristas de futebol... PQP.. Eles são os profetas do acontecido.. Falar o óbvio em algum veiculo de comunicação deveria ser crime com pena de 1 a 3dias em regime fechado... Os comentaristas iriam ficar preso um ano por dia...

O mais engraçado é que todo comentarista de futebol faz questão de falar que é jornalista...kkkkkk

No fundo ele tá dizendo:
Sou vagabundo mas tenho curso superior...

Mas parece q agora com uma nova lei aí, qualquer um poderá ser jornalista, né? Amigos, não dá uma sensação q essa lei sempre esteve em vigor..?? kkkk

Ps: Existem jornalistas muuuito bons. Sou fã do William Waack.. Ele tem inteligencia incrivel pra conduzir um debate e uma reportagem. Cara super culto...

Abraço

contajoaninha disse...

Concordo e descordo com voce, Gari!
Tem muitos jornalistas nesse mundo que realmente nao sabem o que escrevem, porem existem aqueles que estudaram 4 anos mascando varios chicletes. E eu sou prova disso. Estou no quinto periodo de COMUNICAÇAO SOCIAL, e vejo diversas materias para adquirirmos conteudo para escrevermos uma boa materia e corretamente.
Não é na faculdade que apredemos a ler e nem a escrever corretamente, apenas evolui mais o vocabulario. Entao, digo que esses jornalistas que escrevem bobagens já nasceram burros, e que no ensino fundamental escreviam ESCELENTE.E com isso, temos que nos depararmos com essas atrociades para os nossos olhos logo de manha.

Jornalista é um profissional necessario na nossa sociedade, seja uma reportagem pessima ou excelente. O importante é matermos informados sobre tudo que acontece no mundo, seja lá qual for o meio e a mensagem.

Beijos da futura jornalista (kkkk)
Naty

Gari disse...

Naty,

Seja lá quem você for, mas tenho alguns pontos sobre seu comentário:

1) Você faz "COMUNICAÇAO SOCIAL" logo é provável que não tenha mascado o mesmo chicletes 4 anos;

2) Não nego a importância da informação, desde que se tenha um trabalho de seleção e edição, e não é o que acontece muitas vezes...

3) Não se sinta ofendida, dei a "a mão na sua cara" para jornalistas, apenas uma parcela da sua classe. Se você desse "a mão na sua cara" pra comunistas, eu ia se o 1o a apoiar!

Mas se ficou com inveja...

"A mão na sua cara"

contajoaninha disse...

Gari, com esse comentario, eu tenho certeza que muitas familias de jornalistas vao ficar sem o pao de cada dia. To certa ou errada?
Naty

Gari disse...

Errada! As famílias de quem produzia carroças continuaram vivendo... Isso não é desculpa para se abandonar certas práticas e adotar outras.

Novas profissões aparecem e outras desaparecem sempre...

contajoaninha disse...

Desisto de discutir com voce Gari!
Voce nao tem fundamentos para falar sobre jornalista, afinal voce nao tem formaçao alguma nessa area. é apenas um blogueiro que fala abobrinhas do seu cotidiano..kkkk

contajoaninha disse...

Ahh já ia esquecendo: MAO NA SUA CARA!!!

Gari disse...

Graças a Deus que não tenho formação como jornalista!

E quanto ao blog, bem que você ta gostando das minhas "abobrinhas" ne!

contajoaninha disse...

Seja lá qual for a sua formaçao, e se é que voce tem alguma formaçao,nao é bacana "falar mal" das diversas profissoes que movimentam o pais. E principalmente, o jornalista que te envia todos os dias diversas noticias, e te deixa informado de tudo. Para que criticar?

Gari disse...

Quanto as notícias que os jornalistas me enviam, tenho que perder meu tempo separando algumas notícias, de alguns meios e mesmo assim ainda ler muita coisa ruim (como citei no post)!

Quanto a fazer críticas, parece ser um problema crônico, pois pelo que vejo você também está fazendo isso.

Se quiser continuar, fique a vontade... posso ver que está te divertindo, mas termino por aqui

Bela disse...

Apagaram meu post?

Ahhh não velho!!!

Bela disse...

Contajoaninha, pq conta? pq joaninha? Vc é vermelhinha com bolotinhas pretas? Conta Joaninha!


Toda profissão é passivel de "chacota" ... não leve o Blog a mau. A gente só quer rir um pouco. Sabemos q a realidade é mais complexa e que existem jornalistas bem piores do esses q falamos aqui, mas existem alguns melhores também... Podemos fazer piadas sobre qualquer profissão, até mesmo os Garis q são extremamente importantes por recolherem os lixos das ruas, podemos fazer piadas...

Contajoaninha, continue comentando aqui! Vc é legal!
Aqui, o q vc acha dos comentaristas de futebol?

Abraço...