segunda-feira, 12 de julho de 2010

As besteiras pós copa: arbitragem

Ver a Espanha ganhar já é difícil, mas difícil ainda é ver na Globo o Galvão e o Arnaldo falando que foi umas das piores arbitragens da "história das copas". Eles adoram esses termos.


***

Um parentesis, para quem não teve oportunidade de assistir a final no sportv com o Milton Leite (em casa ou num bar) perdeu um show de narração. Deixa o galvão no chinelo. Abaixo os melhores momentos (do narrador também):


obs: o Editor burro cortou o "que beleza" em holandês e outras "tiradas" dele.

***

Voltando ao assunto, o Arnaldo fala que a arbitragem foi desastrosas muitos erros, etc. O galvão fala que Fifa tem que fazer alguma coisa (até aqui concordo) porque não podem haver tantos erros como nesta copa.

Mas as críticas são burras e sem foco. Porque o problema não é o declínio na qualidade da arbitragem, mas sim o aumento da qualidade das imagens geradas. Quando o Arnaldo apitou a final da Copa de 82 (eu acho), não tinham 32 câmeras em campo, camêra lenta, telemetria, congelar imagens, sombra no campo, design gráfico, a tv colorida existia a pouco tempo, a qualidade da imagem era péssima, não tinha telão no estádio e por ai vai.

Tudo bem, 2006 tinham muitas tecnologias e não se falava tanto. Mas para mim as tecnologias de hoje ainda são muito mais avançadas que 2006. A "cablecam" ajuda muito, o avanço na telemetria também (como no tênis, onde é possível ver exatamente onde a bola vai) então os erros ficaram mais "visíveis". Ficou mais fácil julgar o juiz.

A solução que parece ser clara (ou nem tanto) para todo mundo: os árbitros terem auxílio dessas tecnologias, como em outros esportes. Mas mesmo assim há problemas com essa solução. Imagine uma jogada em que o acatante sai na cara do gol, mas o bandeirinha marca impedimento. Então recorre-se à tecnologia e a conclusão é de que não havia impedimento. Qual seria a consequência? a) tiro direto de onde o "impedimento" foi marcado?; b) voltar a formação anterior ao impedimento?; c) penalti americano * (aquele que o jogador sai do meio de campo e decide a jogada contra o goleiro)... Enfim, nenhuma me parece muito eficaz.

Então não adianta falar dos juízes, quanto mais tecnologia tivermos mais os erros vão aparecer. E o futebol é rápido, dinâmico, tem jogadores malandros e outras cirscunstâncias que limitam a atuação do juiz. A tecnologia pode ajudar, mas não vai resolver todos os problemas.

Fica metendo o pau no juiz junto com o galvão? A mão na sua cara!

*Para quem não lembra como era o penalti americano segue o vídeo (a partir dos 27s):

2 comentários:

Modes disse...

Não podemos negar que houveram alguns erros crassos na arbitragem da copa, talvez até decisivos.

Mas a mídia exagera quase sempre, isso dá ibope...

Bela disse...

Gari! O Cara dos posts bem escritos, criticos e interessantes.. Q coisa maluca o penalty americano.. rsrsrs... Ia ser bom para o Danilinho bater. Ele ia dar chapeu no goleiro, ainda mais se fosse o Fábio. Para o Venderlei ia ficar muito dificil, pq o Fábio não ia ficar de costas denovo, e ele não tem a menor habilidade pra driblar...

Em relação a arbitragem, concordo plenamente que os recursos tecnologicos estão permitindo a gente ver muito mais erros.

Mas tem uns erros gritantes q é fruto de uma arbitragem péssima mesmo e nada tem haver com a tecnologia, como:

- Gol do Gerrard contra a Alemanha. A Bola entrou um metro quase.

- Gol da Argentina contra o Mexico. Tevez estava BEEEM impedido.

- Voadora no peito que o Hetinga (sei la como escreve) deu no jogador da Espanha. Deveria ter sido expulso com 2 cartões vermelhos.

Só isso q eu lembro.

Abraço!