segunda-feira, 26 de julho de 2010

The Political Compass/Politicômetro

Certa vez um amigo me mandou um teste para ver onde eu me encaixaria numa divisão político-econômica da sociedade. O teste é de uma ONG, que eu sinceramente não tive paciência de analisar para ver se é séria ou não, simplesmente confiei na minha fonte. O teste é um pouco longo e cobre vários aspectos de nossas vidas. E pelo fato de a organização ser estrangeira, há muitos pontos que se aplicam mais à Europa/EUA do que a nós. De qualquer maneira é um bom teste, forçando um pouco, nós faz refletir sobre alguns pontos. O link para acessá-lo é este: http://www.politicalcompass.org/test

O resultado é dado em forma de gráfico, e eles dão exemplos de onde personalidades mundiais se enquadrariam. De acordo com os testes que eu fiz (sabatinei o teste) me parece que o gráfico está ajustado . Isso significa que se você está na esquerda, você realmente é de esquerda. E por aí vai. Como no gráfico abaixo:

Recentemente, o dentão, colaborador deste blog, me mandou algo parecido, feito pela revista Veja. Mas só após voltar ao outro me dei conta de que não é parecido, e sim uma cópia. Cara de pau! Algumas frases são traduções literais do site da ONG (doravante "Original"), mas ao que parece o jornalista da Veja ficou com preguiça e resumiu bem o "original". O link para acessá-lo é este: http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/

O resultado também é em forma de gráfico (que coisa, não??), mas diferente do original, esse gráfico precisa de um ajuste para ser interpretado. Mas vamos lhes fornecer a legenda para facilitar seu trabalho. A legenda foi um consenso meu, do dentão e do MODES (então colocá-la em dúvida está fora de questão). Segue o gráfico ajustado:


É comunista de buteco? Não gostou? A mão na sua cara!

4 comentários:

Daniel disse...

Sou liberal de esquerda, mais ou menos onde está o Gandhi. Acho que isso está dentro na sua legenda do "Comunista de Buteco", e eu coloco ela em dúvida sim.

Gari disse...

Direito seu, mas então me da um argumento para acreditar que ela esteja errada.

Acho difícil alguém com o mínimo de sensatez e pensamento sério, conseguir, no gráfico da Veja, colocar o "boneco" na área "comunista de buteco".

A legenda é só para o gráfico da Veja, e não o da ONG, onde há a representação de Gandhi.

Daniel disse...

Eu só tinha feito o teste da Political Compass, não no da Veja. As perguntas são bem diferentes. No da veja eu fico no outro quadrante, "centro-direita liberal", na sua legenda seria só "Esquerda".

Mas o que acho errado na legenda é que ela considera só o eixo horizontal do gráfico. Não faz nenhuma diferença o eixo vertical.

Modes disse...

De acordo com a Ringling Brothers Corporation, grupo que assessora a gestão do Mão na sua Cara, a classificação das características políticas no gráfico da Veja peca apenas no que diz respeito à visão político-econômica, representada pelo eixo horizontal. Por isso corrigimos apenas esta parte.

No que diz respeito ao eixo vertical, o liberalismo, desta vez o jornalista acertou na classificação. hehe