quarta-feira, 7 de julho de 2010

Resposta ao filho Bela (parte II)

O último post do gari (“As Besteiras pós a eliminação”) gerou certa discordância de opiniões entre meu filho Bela e eu. Meu filho, em uma inocência maior que a do menino Modes, argumentou nos comentários que o futebol brasileiro era previsível, com o Dunga adotando um esquema de jogo mais comum a times europeus e/ou sem muitos talentos, e que isso levava a uma perda do que o futebol brasileiro tem de melhor, ou seja, a ofensividade, habilidade, improvisação e outras balelas como essas. Por outro lado ele ressaltava a Argentina como uma seleção que foi eliminada, mas sendo fiel aos preceitos do futebol-arte. Por esses motivos as seleções teriam sido recepcionadas de maneira diferente: a Argentina com festa, e o Brasil com críticas. Para quem não leu os comentários do Bela no post anterior, retirei alguns que resumiam seu ponto de vista:

“E o que achei ser o maior pecado em 2010, foi o Brasil querer imitar o futebol previsivel do resto mundo. Baseado em excessiva obediência tática e preocupação defensiva.”

“Concordo que a Argentina foi desorganizada, mas a postura do time era de agredir o adversário o tempo todo, jogavam atacando com seis jogadores. É a postura do time que me refiro”

Parabenizo meu filho por incluir na discussão o lado lúdico do futebol, e concordo com ele que em esse é um dos fatores que diferencia o ludopédio dos demais esportes. Porém discordo totalmente quando ele fala que o Brasil jogou futebol-retranca e a Argentina jogou futebol-arte. As duas equipes se portaram em campo de maneira bem semelhante, e as estatísticas da FIFA comprovam isso. O número de gols, ataques, faltas sofridas e a passes dentro da área adversária (indicadores de ofensividade) são bem semelhantes, como pode ser observado no gráfico abaixo.


Vale ressaltar que todos os gols brasileiros foram feitos dentro da área (característica do nosso futebol) enquanto dos 10 gols argentinos 3 foram de fora da área (característica do futebol europeu, principalmente se contado o efeito moonwalk da Jabulani).

Outro ponto de divergência foi sobre a qualidade do passe do Felipe Melo. Não é pelo fato de ter se mostrado um jogador totalmente descontrolado, que também vamos ignorar a qualidade de bom passador desse volante-marginal. Ele foi o jogador da seleção com o maior índice de acerto de passes, e não foram poucos passes, em 4 jogos, ele fez 41 passes curtos, 173 passes de média distância e 42 passes de longa distância. A qualidade do passe dele é notória principalmente se levarmos em consideração a média de acerto da seleção.


Bela, as duas seleções são parecidas e se você for criticar ou elogiar uma, use o mesmo critério para julgar a outra.

É argentino enrustido? Não acha que só a Alemanha e a Espanha jogaram um futebol acima da média na copa? Vai na onda de jornalista profeta do acontecido? A mão na sua cara, e um coice do Felipe Melo no seu pâncreas!

10 comentários:

Bela disse...

Dentão, bão?
Cara, vc ainda não me entendeu... A proposta de jogo da Argentina era mais ousada. Maradona escalou os melhores jogadores Argentinos. Dunga não. O resultado númerico da proposta de jogo da Argentina foi semelhante ao resultado numerico brasileiro.. O resultado numerico não é necessariamente correlacionado com a proposta.. Já vimos milhares de time tentar sufocar o adversário, mas no final das contas não consegue chutar direito ao gol (principalmente qd o time não tem jogadores de qualidade para se executar essa proposta ofensiva, que não é o caso do Brasil), e é o adversário quem acaba atacando mais diante dos espaços que sobram. Já vimos milhares de equipes que jogam pra empatar e tomam goleadas.. A proposta é a proposta, é o metodo a ser utilizado, o resultado é o resultado.. Paciência.. Por isso eu falo que não fico em cima do muro. A proposta de jogo q eu apoio, vcs sabem, e eu apoio perdendo ou ganhando.

Bom, contra fatos/números não há argumentos. Mas contra a metodologia dos dados há argumentos sim!

Q porra é essa de "Ataque" = 72?? Se for o time pegar a bola e chutar ao gol, tá explicado. Os milhares de chutes fora da área que o Brasil deu, devem ter somado uns 25 ataques (o Dunga - q tem uma proposta de jogo CAUTELOSA - mandava o time ficar chutando de longe - óbvio, se vc chuta de longe vc não leva contra-ataques - Dunga é avesso ao risco). Passes dentro da área? Pra quê a Argentina precisava ficar dando passinhos dentro da área se tinha a "genealidade" do Messi que driblava a defesa adversária inteira e chutava ao gol.. Aí a bola ou batia na trave ou o goleiro espalmava e sobrava pra alguem fazer (isso não é passe dentro da área).. foi assim q palermo e o iguain (sei lá como se escreve) fizeram seus gols..

O Brasil fez 11% de gols a menos que a Argentina nessa Copa.

Bela disse...

Vamos ao Felipe Melo..
Sabe qual é o jogador do Galo que mais erra passes? O Ricardinho.. Sabe qual é o jogador do Galo que dá passes que fazem a diferença? O Ricardinho. Meu caseiro, aposto R$ 1000,00 com vc que os craques de cada time, são os jogadores que mais erram passes (assim como as empresas que tenta inovar tem muito mais risco que as tradicionais, elas precisam do famoso CAPITAL AVENTUREIRO para se financiarem).
Sou vacinado pra falar disso, joguei muito Cartola FC. O Cartola é um jogo inteligente, não dá pontos pra passe certo. Mas dá pontos para assistencias. QTs assistencia vc ja viu o felipe melo fazer usando a camisa Amarelinha??? Eu já vi o Ramirez (q joga na mesma posição) fazer umas 3 assistencias.. E o Ramirez deve ter uns 2000 mil minutos a menos de jogo que o Felipe Melo.. Os jogadores menos habilidosos, criativos, entediantes, são os que mais dão os previsiveis passes certos..

Seus numeros não dizem nada... Na verdade seu esforço é bem interessante (como diria o Celso Roth). Mas todo seu esforço estatístico estará fadado ao insucesso pq até agora vc não entendeu minha concepção de Futebol. E já falei que futebol é mais que um esporte de alto rendimento, onde nesses, os numeros são TUDO. Vamo ver se agora vc entende:

Qd alguem vai ao circo de soleil ver um espetaculo, ele não conta qts piruetas o malabarista fez, qts metros de altura o palhaço pulou. Essa pessoa está atenta ao espetáculo, a plástica e beleza artistica como um todo. Pra mim, futebol TAMBÉM é espetáculo, não é só resultado. Mas o resultado importa d+, eu sei.. É aí q reside todo o conflito interminável do futebol

Um ataque bem elaborado, com o atacante fazendo o zagueiro quebrar a espinha, toques envolventes, etc.. Valem muito mais que 10 ataques mediocres.. Por isso não dá pra usar números nessa nossa discussão.

Abraço!

Bela disse...

Pra ficar claro..
A chance maior de vc fazer o tal do ataque bem elaborado, é qd você coloca em seu time jogadores ofensivos, habilidosos e utiliza uma proposta de ficar em cima do adversario, aproveitando muito os contra-ataques.. Como diria o Tostão, contra-ataque não é só qd vc rouba a bola no seu campo de defesa, mas tb qd vc pressiona a saida de bola e rouba a bola no seu campo de ataque, armando assim o contra-ataque.. É assim q conforme o Tostão, saem a maioria dos gols do Barcelona.. Time de proposta ofensiva..

Gari disse...

Bela,

Sim e não. Os dados servem de alguma coisa sim, o Felipe Melo arriscava muito também, ele era o que mais lançava bolas ao ataque e o que mais acertava também. Isso ninguém pode negar. Agora realmente nem sempre os números traduzem o jogo, um exemplo foi Espanha e Suiça na 1a rodada.

Sugestão: contra ataca seu pai com um post de "como mentir com dados" (influência de um amigo do modes), mostrando isso, com dados, que nem sempre essas estatísticas de melhor passe, posse de bola, traduzem a partida.

Abs

Abel disse...

"Maradona escalou os melhores jogadores Argentinos."

- É contestável, uma vez que ele deixou de fora jogadores como o Cambiasso e o Zanetti que estava jogando muito na inter de milão (o zanetti poderia ter evitados os gols que a argentina tomou pelo lado direito), o Gago e ainda ter brigado com o Riquelme. OU até mesmo o Saviola, campeão portugues com o benfica e considerado o melhor jogador do campeonato. (Melhor que o palermo ele é).

"Os milhares de chutes fora da área que o Brasil deu, devem ter somado uns 25 ataques"

- Bela, olha lá a estatistica de chutes fora da área e vc vai ver que a argentina chutou muito mais de fora da area que o brasil.

- Se a Argentina tinha a genialidade do messi, e o brasil não, isso não é culpa do dunga. Kaká, robinho e luis fabiano (que eram jogadores para decidir, driblar, etc) fizeram uma copa abaixo da média.

- Só para lembrar, não estou defendendo que o brasil teve uma proposta ofensiva ou tinha uma concepção de futebol que te agrada. O que falo é : Brasil e Argentina foram a mesma bosta! Se vc quer comparar proposta de jogo, compara o brasil com a espanha que possui um meio campo leve, com volantes habilidosos, ou com a alemanha que convocou jovem jogadores com caracteristicas mais técnicas e ofensivas. A Argentina não foi exemplo de futebol bonito nessa copa.

- A função de um volante como o Felipe Melo é dar saída de jogo, e isso os números podem mostrar sim (e mostram). A bola chegou ao kaká, ao robinho, ao elano, ao maicon, etc. Se não saiu o gol, se eles não criaram mais nada a partir dali, não é culpa do colante-marginal.

Abel disse...

Ademais, futebol arte é o que combina o talento individual(que faltou ao brasil) com jogo de equipe (que faltou a argentina). O resto é Circo de Soleil.

João Victor disse...

Vcs estao se mostrando desconhecidos de futebol. Onde ja se viu analisar um time pela estatistica!?
Isso nao existe. Futebol é diferente e não tem lógica.

É evidente que o brasil joga feio, independente de quantos chutes deu. Ou alguem viu algo diferente disso?
Por exemplo, vc se lembra de alguma jogada de efeito? De um passe de letra, calcanhar ?
De uma bicicleta?
Nosso futebol foi mediocre e pobre! Nos igualamos as outras seleçoes e por isso que saimos igual a elas. Perdendo simplesmente pq a Holanda num lance fortuito decidiu a partida.

Precisamos repensar nossa forma de ver futebol. Futebol é mais que resultado!

Em 2003 vc se lembra de quem levantou a taça de campeao brasileiro primeiro no time do cruzeiro?
Eu não! Me lembro das maravilhosas jogadas do alex, do gol de bicicleta do aristzabal, dos cruzamentos de maurinho e leandro!

Futebol é pra frente. Da-lhe Fúria!

Bela disse...

Dentãozão

Vc realmente não compreende o que eu falo.

Eu disse:

"A proposta de jogo da Argentina era mais ousada. [...] O resultado númerico da proposta de jogo da Argentina foi semelhante ao resultado numerico brasileiro.."

Vc disse:

" para lembrar, não estou defendendo que o brasil teve uma proposta ofensiva ou tinha uma concepção de futebol que te agrada. O que falo é : Brasil e Argentina foram a mesma bosta! "

Dissemos exatamente a mesma coisa. Brasil e Argentina forma a mesma bosta, os numeros mostram.

Vc disse:

"Se a Argentina tinha a genialidade do messi, e o brasil não, isso não é culpa do dunga. Kaká, robinho e luis fabiano (que eram jogadores para decidir, driblar, etc) fizeram uma copa abaixo da média."

Pra mim Dunga é culpadissimo!!!
Todo mundo tá cansado de saber que um time precisa ter ELENCO se quiser ser campeão... Esse papo é velhissimo.. MAs parece que vc ainda não conhece. Pô meu caseiro.. O Dunga tinha: Alex talento Azul, Diego da Juventos, Hernanes Sao Paulo, Ganso, Ronaldinho Gaucho, etc.. Mas não convocou ninguém! Óbvio, excetuando o Hernanes, o poder de marcação desses jogadores não é suficiente para agradar o Dunga.. Dunga é medroso, conservador. Sabe que ter jogadores ousados implica em alto risco. Vcs que não gostam do Robinho como atacante, o que acharam dele improvisado de armador?? Era isso q o Dunga fez em alguns jogos.. Improvisava por não ter plantel..

Bela disse...

O Brasil nunca teve tanta dificuldade para vencer times horriveis como a K. Norte dentre vários outros. Sabe pq? Pq a única forma de vencer retrancas CABULOAS é com criatividade, improviso, habilidade. Igredientes que o Dunga coloca apenas uma pitadinha.. Pois se não o RISCO é grande por demais.. Analogamente, muitas pessoas acham arriscado comprar ações de empresas pequenas, que estão começando, é arriscado se você não conhece a proposta da empresa, seus números, seus executivos, etc. Se vc está informado, o risco fica bem diluído. Quando Dunga pensa que é risco jogar de determinada forma, é pq ele parece não conhecer a capacidade e o Talento do Futebol Brasileiro.. Então ele investe no tesouro Americano. Não dá pra defender o Dunga! Preterir os jogadores que eu listei acima por: Josué, Felipe Melo, Kleberson, Grafite, Julio Batista, etc... Alguns tão meio fora de posição, eu sei...

Vc disse:

"A função de um volante como o Felipe Melo é dar saída de jogo, e isso os números podem mostrar sim (e mostram). A bola chegou ao kaká, ao robinho, ao elano, ao maicon, etc. Se não saiu o gol, se eles não criaram mais nada a partir dali, não é culpa do colante-marginal."

E eu já tinha dito:

"QTs assistencia vc ja viu o felipe melo fazer usando a camisa Amarelinha??? Eu já vi o Ramirez (q joga na mesma posição) fazer umas 3 assistencias.. E o Ramirez deve ter uns 2000 mil minutos a menos de jogo que o Felipe Melo.. Os jogadores menos habilidosos, criativos, entediantes, são os que mais dão os previsiveis passes certos.. "

Ou seja, mesmo que o Felipe melo tenha executado de forma eficiente sua função, ele não merecia ser titular, pq Ramirez é mais Talentoso! Mas isso aumenta por demais o risco na carteira de investimento do Dunga. Felipe melo se arrisca um pouco menos, além do mais é um jogador mais BRUCUTU, que vai trombar beleza qd for necessário trombar.. Ramirez é levinho, não tromba, antecipa.. Mas o risco é grande.. E viva o futebol previsel. Quem defende o Dunga deve se enmocionar a rodo qd assiste corrida de cavalos, natação e atletismo...

Vou usar a frase do Robinho p/ nosso ex-treinador. Qd vc tem talentos, ativos raros no mercado, com ganhos esperados enormes, vc:

"TEM Q ARRISCAR!"

Marcelo Robinho é o grande sábio do momento..

ps: não consegui acreditar que vc ainda tentou defender o brucutu Felipe Melo.. Espero não ter que ver vc recorrer ao supremo tribunal para defender o Felipinho again...

Pra que vc vai dar um anel de Ouro pra sua amada se vc tem um outro anel de diamante?

Diamante Negro.. Ramirez!

Eu não acho que o Felipe Melo seja mal jogador, quem dera ele no meu galo!.. Mas o Ramirez é mais TALENTO.. Dunga.. aff..

Angelica disse...

meu filho é um fã de futebol e sempre discutindo com meu marido sobre os jogos. eles assistem aos jogos de futebol em casa aos domingos. enquanto ele assiste aos jogos com o meu marido, eu vou levar e compras. eu comprar comida, remédios Labyes para o meu cão, etc.